terça-feira, 23 de agosto de 2016

De menina a mulher. Mitos, rituais e amor próprio

Criança. Adolescente. Jovem. Adulta.

O QUE PODE OU NÃO PODE DEPOIS DOS 30?


Nos tradicionais bailes de debutante, há um momento em que a aniversariante troca a sapatilha pelo salto alto e abandona a boneca. E é nesse momento que apertamos a tecla PAUSE. Que simbolismo é esse? Onde tá escrito que depois dos 15, não se pode mais brincar de boneca? Acabou a infância ou a diversão? Se esse "ritual" é correto, aos 30, deveríamos pegar de volta a sapatilha porque os pés já estão cansados. Que mania a sociedade tem de dizer o que você pode ou não fazer. "Coitada da debutante que não tem namorado pra dançar a valsa!""Coitada! Já fez 30 e ainda não arrumou um marido!" Queridos, #nãosouobrigada !!! A idade não define quem você é. A maturidade não chega ao soprar as velinhas. Você não precisa mudar seu guarda-roupa, a cor do seu cabelo e a quantidade de acessórios que usa a cada aniversário (a não ser que você queira). O que muda e aumenta com o passar dos anos, são as responsabilidades. Você pode continuar brincando (pode e deve), mas também tem que estudar, trabalhar, cuidar da casa e equilibrar o salário entre os produtos de beleza e os produtos de limpeza do lar. Uma caixa de sabão em pó é mais barata que um batom, mas o batom vai durar muito mais. ainda assim, você precisará dos dois. Sou uma mulher de 30 (quase 32), e na minha vida tem espaço para a minha boneca e sapos de pelúcia, sapatilhas, salto alto e o velho all star de cano longo. Nem meu espelho eu permito dizer o que eu posso ou não. Porque ele não pode. Não vou perder minha essência para velhos mitos e julgamentos impostos pela sociedade. Não perca a sua. Se ame. Esse é o segredo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário