terça-feira, 12 de agosto de 2014

Saudade

Vou começar repetindo uma frase de um texto que escrevi no inicio desse ano:

"Toda opção é uma exclusão."

Segundo o dicionário, "Saudade" descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor.
Sentimos saudade daqueles que muito amamos e já faleceram. Temos as lembranças, memórias, mas não poderemos mais ter o abraço, o olhar carinhoso, a presença. É uma saudade inevitável. 
Sentimos saudade daqueles que amamos e moram longe. Temos o contato virtual, a voz ao telefone, as palavras de carinho em cartas escritas a mão, sabemos tudo o que se passa, mas não temos o abraço. Mas nesse caso, economizar e fazer uma viagem, acalma a tal saudade. Além do telefone, existe também, o  ônibus, o trem, o avião, caminhão, carroça... Existem possibilidades.
Sentimos saudade dos bons momentos que vivemos. Temos fotografias, vídeos, objetos guardados, mas ainda não aprendemos a voltar no tempo. Mas, aos poucos, vamos aprendendo a aproveitar intensamente cada momento, já que sabemos que não dá pra voltar e reviver.
Mas como explicar a saudade de quem você escolheu ficar distante? 
Fazemos escolhas e exclusões todos os dias. O excluído sente saudade, foi rejeitado. Mas quem o rejeitou escolheu a distância. Nesse caso, como explicar a saudade? Se alguém souber e quiser me explicar, por favor, me escreva.
Eu sinto saudade daqueles que amo. E uso de todas as formas possíveis para amenizá-la. Mas não posso mudar  as escolhas feitas por quem me exclui. Destes só posso sentir, saudade.

Enfim, o que penso e escrevo é que se você sente saudade de alguém, se existe amor, diminua a distância, procure, corra atrás, aproveite o tempo, a vida. Mas aceite suas escolhas. E lembre-se de que você é livre para mudar de idéia, para fazer novas escolhas. São sempre duas opções, escolha aquela da qual não sentirá saudade, ou que a saudade seja menor. A escolha é sua. 

- fui rejeitada e sinto saudade

Nenhum comentário:

Postar um comentário