quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Material escolar

Relembrando minha infância, afirmo que sempre fui uma garota cuidadosa (e continuo assim). Ainda tenho guardados e em ótimo estado: transferidor, esquadros, réguas geométricas, fichário e etc. Sempre preferi materiais com maior durabilidade aos que tinham simplesmente a cor ou o desenho mais bonito. É claro que tive a fase de futilidades (quem não tem?), mas nunca me importei em utilizar o mesmo objeto por mais de uma ano. Até porque, personalizava tudo. Adoro customização! Meu fichário ainda guarda recortes e bilhetes colados em seu interior e meu apontador de ferro, não troco por nenhum outro. Listas de material escolar costumam ser imensas e assustadoras, e muitas vezes, cheias de excessos. Meu filho não usou nem a metade das folhas de nenhum dos cadernos do ano passado. Quatro deles eu reencapei e ele vai utilizar este ano. Nem toda criança quer tudo novo todo ano. Meu filho prefere economizar com o material e gastar com jogos, livros e chocolates (bem filho da mãe mesmo). Sempre separamos juntos o que vai ser reutilizado logo no fim do ano letivo. Esse ano reduzimos muito a lista.  Dos 29 itens da lista, apenas 13 serão comprados. Pequenas atitudes evitam um consumismo exagerado e gastos desnecessários. O país está em crise! E é importante ensinar as crianças, o mais cedo possível, a importância dos 3 Rs da sustentabilidade (reduzir, reciclar e reutilizar). A minha dica é sempre olhar com atenção a lista antes de sair comprando tudo que ela contém. E se quiser (e puder) comprar tudo novo a cada ano, é uma escolha sua. Mas se fizer assim, tente separar o que está em bom estado e você ou seus filhos simplesmente não querem mais, e façam uma doação. Seu gesto pode deixar outro estudante feliz e em melhor condição de aprendizagem.
Vou deixar o link de um vídeo de customização de material escolar que a Karina Milanesi postou ontem no blog dela!



Nenhum comentário:

Postar um comentário